Peso extra da gestação
No período de gestação diversas mudanças acontecem no corpo da mulher, e no decorrer de 9 meses outras alterações serão sentidas. O ganho de peso é uma das alterações necessárias e precisas pois o corpo está se adaptando para um desenvolvimento saudável do bebê.
Cada mulher é única e o ganho de peso varia de gestante para gestante, e não define o desfecho da gestação.
No entanto, a ciência é clara e afirma que quando a mulher ganha muito peso, ou ganha de forma insuficiente, resultados adversos podem ser esperados.
As diretrizes para ganho de peso adequado variam muito de país para país, mas há um consenso que quanto maior o peso da mulher antes da gestação, menos peso deve ganhar durante a gestação.
Para onde vai o peso?
Nem sempre os quilos que você engorda no período da gestação são realmente decorrentes a má alimentação, conheça para onde vão os quilos extras:
- Os bebês variam de peso, em média 2,7 a 3,6kg;
- No decorrer da gravidez a camada muscular do útero cresce, e passa a pesar 1,4 a 1,8kg a mais.
- Devido as modificações do organismo, a placenta que nutre o bebê passa a pesar em média 0,9kg a 1,4kg ao final da gravidez.
- Seus seios aumentam de tamanho e pesam em média 0,7kg a 0,9kg a mais.
- O volume da circulação sanguínea cresce, e todo o sangue extra pesa de 1,6 a 18 kg.
- A retenção de liquido no período de gestação é muito comum e além dele tem o líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2 kg.
- Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 3,6 a 4,5kg.
IMC (índice de massa corporal)
O ganho de peso na gestação está intimamente ligado Índice de Massa Corporal (IMC) de antes da engravidar. O IMC pré-gestacional determina o quanto você deve engordar.
A recomendação é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.
- A recomendação é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.
- IMC inicial de 18,5 a 25 – ganho de peso ideal: 11,5 kg a 16 kg.
- IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11,5 kg.
- IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.
A gestante precisa incluir alimentos ricos em nutrientes importantes para cada fase e a fazer boas escolhas alimentares sempre! O ganho de peso vem naturalmente, de forma adequada e sem exageros!
No entanto, não podemos ignorar o fato de que o ganho de peso na gravidez é necessário e importante!
Se você está procurando controlar seu ganho de peso, focando nos bons alimentos e não na balança, procure um nutricionista!
Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri