Existem alimentos que aumentam a produção de leite?
Assim que a criança nasce, umas das principais angústias das mães é saber se o leite materno oferecido ao bebê é suficiente para deixá-lo satisfeito.
Junto com isso vem um desejo grande de aumentar a produção para que seu filho possa mamar quando quiser e à vontade. Isso acontece principalmente no início quando mãe e bebê ainda estão se adaptando ao processo de aleitamento.
Muitas mães procuram e divulgam informações sobre os alimentos que aumentam o leite materno. Com certeza você já ouviu falar sobre alguns alimentos que aumentam a produção de leite, como a canjica, milho, aveia, cerveja preta, etc… Porém, essa ideia é incorreta, pois não existe comprovação científica de que algum alimento aumente a produção do leite materno.
A melhor forma para garantir um aleitamento saudável para a mãe o bebê, é com uma alimentação saudável e equilibrada.
Para melhorar a produção de leite materno
É importante que a mulher que amamenta beba bastante água por dia, faça uma alimentação equilibrada rica em frutas, vegetais e cereais integrais, e também aumente a frequência e a duração das mamadas, para estimular o reflexo do hormônio prolactina que aumenta a produção de leite materno.
Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz e, por isso, a mãe deve deixar o bebê mamar sempre que tem fome, mesmo à noite e, se possível, deixar o bebê esvaziar a mama até ao fim e só depois oferecer a outra.
Descanse sempre que possível para garantir que o corpo tenha energia para produção de leite.
Portanto, não fique procurando alimentos ou bebidas que aumentam a produção de leite. Se você perceber a necessidade de aumentar a produção de leite, consulte uma consultora de amamentação e converse com o seu médico!
Nada de tomar remédios sem indicação médica, procure por profissionais capacitados para te orientar da melhor maneira possível!
Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri